O Single Sign-on é definido como um único Login para todas as aplicações. Ou seja, você necessita se autenticar uma única vez. Isso facilita a vida do aluno quando sua TI é composta de vários portais.
Por exemplo, você faz login no GMail e automáticamente esta logado no Youtube, no Google Plus, e todos os serviços do Google sem precisar fazer novamente login em cada um destes portais. Assim facilita a via do suporte que tem só um local de recuperação de senha e facilita ainda mais a vida do aluno que ao estar logado em um ambiente, esta logado em todas as aplicações da escola/universidade/empresa.
O exemplo mais comum de SSO com Moodle é quando o acesso ao moodle só ocorra pelo portal do aluno. Neste caso no Moodle a autenticação é feita por API ou conexão a base externa e o login só ocorre no portal do aluno.
Também em empresas é comum a autenticação do Moodle com LDAP e na maioria das vezes os E-mail e maquinas são integradas também.
Outros esquemas de autenticação compartilhada não deve ser confundido com Single Sign-on e estes incluem OAuth, OpenID e Facebook Connect.
Benefícios do uso de single sign-on incluem:
Quer fazer seus sistemas integrados com o Moodle? Nós podemos lhe ajuda, então entre em contato.