Gamificação é um termo que esta relacionado ao uso de "jogos" para fazer com que os alunos tenham maior interesse pelo que esta sendo apresentado. Esse conceito já é muito empregado por empresas que tentam motivar e aprofundar os conhecimentos de seus profissionais com ferramentas tecnológicas e interativas, que despertam o interesse e usam a inovação como recurso para o envolvimento.

Mais gamificação não é só jogos. Gamificação também esta na nas práticas pedagógicas que tornam as aulas mais atraentes, e assim mais eficientes para os alunos.

A gamificação surge no cenário educacional brasileiro como uma ferramenta capaz de combater a falta de interesse e a dispersão dos alunos em sala de aula. A tecnologia de ponta tem resultado em games com alto poder de engajamento, capazes de prender a atenção dos estudantes e fazê-los aprender de forma lúdica e natural. Essa ferramenta deve ser incorporada por escolas e professores dentro de um processo de adaptação das metodologias para a nova realidade dos alunos, que é cada vez mais digital e conectada.

Gamificação vista no Moodle

No Moodle quando se fala em Gamificação, se fala em Badges. Badges do Moodle esta muito anos luz atrasado na gamificação moderna. Badges é apenas uma forma de premiar se o aluno completar determinada ação, ou percurso.

Certificado de conclusão de curso é um Badge. Completou o curso ganhou o certificado :)

Agora, uma apostila postada em .DOC, ou uma apresentação em PPT é algo completamente desestimulaste ao aluno. 

Publicar PPT no Moodle é o fim da picada... PPT é um recurso de apoio e não um recurso de aprendizagem.

Como usar a gamificação na educação


Fonte: http://geracaodevalor.com/blog/charges/

Esta imagem acima define minha época de escola. E eu me lembro desta imagem em cada vídeo aula que eu faço, em cada consultoria. E todos deveriam lembrar dela. Gamificação é tentar chegar o mais próximo da realidade atual da pessoa que esta recebendo o conteúdo.

Tornar o conteúdo atraente a ponto de evitar a evasão dos alunos.

Exemplo

Imagina seu filho(a) perguntar da onde em os bebês veem e você vai fazer o que? Falar das cegonhas ou falar a verdade?

E se aplicar a gamificação! Veja o vídeo abaixo:


Por onde saem os bebês? por Universidade das Crianças

E se tiver que explicar as cores:


Por que vemos colorido? por Universidade das Crianças

Abaixo alguns canais do Youtube que usam Gamificação muito bem em seus vídeos. Veja que eles prendem sua atenção do começo ao fim:

Entendeu agora o que é Gamificação?

Gostou? Não esqueça de curtir!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta