Vejo muitos Foruns de Moodle, questões sobre Windows vs Linux para instalar o Moodle e muita gente fala que tanto faz e que SO é tudo igual e que não faz diferença usar Linux ou Windows.

Infelizmente há diferença e esta diferença é grande. Por quê?

Simples. A linguagem PHP é interpretada por um Interpretador e este se comunica com o sistema operacional para que ele, por sua vês se comunique com o processador. Se a comunicação não passasse pelo SO, poderia sim dizer que a performance seria igual, mais ai entra o SO para cagar tudo. Basicamente, todas as linguagens de programação tem que conversar com o sistema operacional para que ele libere processador para poder executar.

Veja, por exemplo este teste que o site www.paessler.com fez e pode ser visto em http://www.paessler.com/webstress/sample performance_tests/comparing_php script_performance_on_linux_and_windows e veja a que conclusão chegaram:

  • EN-US: While the Windows based server showed request times between 13 ms and 40 ms, the Linux based server only took 6 ms to 9 ms.
  • PT-BR: Enquanto o servidor baseado em Windows demorou entre 13 ms á 40 ms para responder, o servidor baseado em Linux só levou 6 ms á 9 ms.

Windows 13 á 40 e Linux 6 á 9 milesegundos. Se usarmos o menor valor, temos que um servidor linux suporta o Dobro de pessoas conectadas do que a mesma maquina Windows. Se usarmos o maior valor, temos que a maquina Linux suporta 4,4X mais acessos do que a mesma maquina Windows. Então, você pela menor das contas esta desperdiçando metade do seu dinheiro com um servidor que além de lerdo é ruim e só incomoda.....

Ta, no caso acima ele executou um SCRIPT qualquer em ambos os SO. Então vamos a página do moodle.org que fala dos requisitos básicos de instalação do Moodle que pode der visto em: http://docs.moodle.org/27/en/Installing_Moodle#Requirements e lá encontramos a seguinte informação:

  • EN-US: Moodle is primarily developed in Linux using Apache, MySQL and PHP. If in doubt, this is the safest combination.
  • PT-BR: Moodle é desenvolvido principalmente para Linux usando Apache, MySQL e PHP. Em caso de dúvida, esta é a combinação mais segura

Ou seja, fala da combinação mais segura, falado diretamente pelo próprio desenvolvedor da ferramenta.

Abaixo veja abaixo alguns outros links que falam a mesma coisa.

Gostou? Não esqueça de curtir!

2 comentários

Deixe uma resposta

  1. Prezado Eduardo, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo post. Sou gestor de TI de uma instituição de pesquisa científica, e estamos em processo de avaliação do Moodle, e seu post ajudou neste processo.
    No entanto, gostaria de colaborar também com uma crítica construtiva, por favor, entenda desta forma, pois muitas vezes tendemos a avaliar as críticas somente como destrutivas e invasivas, e não é a minha intenção.
    Bom, todos nós, profissionais de TI, e principalmente aqueles que trabalham com a difusão do conhecimento, precisamos ter o cuidado para evitar que as avaliações sejam, vamos dizer assim, "contaminadas" com convicções pessoais. Já explico esta introdução. Eu me refiro quando você se refere ao SO Windows com o termo "ruWindows". Veja, em minha instituição utilizamos diferentes sistemas, independentes de sua origem, avaliamos aqueles que, de verdade, geram valor para a instituição. Aqui já utilizamos, em datacenter, base Linux, depois passamos para um ambiente misto, e tudo isso após a avaliação de inúmeros softwares, SOs, etc...

    Queria então colaborar, exemplificando como podemos sim conviver com inúmeras tecnologias, fabricantes, etc.. sem, no entanto, deixarmos nossas convicções de lado, no entanto, percebo eu, que precisamos extrair da tecnologia aquilo que tem mais valor para nós, independente de quem fornece a tecnologia. Veja, não sou defensor de Windows, Linux, ou outros SOs, o que defendo é cada uma tem um espaço neste emaranhado tecnológico que vivemos atualmente, e quem poderá dizer qual é o melhor, é o próprio utilizador, que avaliará.

    Reforço, e gostaria que você entendesse, minha intenção é poder colaborar e ajudar a comunidade.

    Um forte abraço.

     
  2. Muito obrigado pelo comentário. Não considero este como crítica, pois quando a gente coloca nossas opiniões na internet temos que ter a mente aberta a sugestões de melhorias destas idéias.

    Eu uso o termo ruWindows porque nunca fui "feliz" usando ele. Tanto em desktop como servidor e hoje estou "feliz" em não ter que mexer nele mais.

    Existe muitos softwares hoje travados a uso do Windows em servidor, como o caso do Adobe Acrobat Connect que eu tenho licença e tenho certificação mais não mexo mais nele porque não compensa, devido aos diversos problemas que ocorre por causa do SQLServer que da muito pau. Mais o Moodle pode e é altamente recomendado que se instale em Linux e