Moodle estava algum tempo sem receber uma atualização significativa de traduções. Então pedi ajuda a comunidade e prontamente apenas o Raul G Roig veio me ajudar e enviamos aproximadamente 3.000 termos traduzidos para o Moodle entre os dias 9 e 10 de março de 2017.

Eu havia já havia pedido muito tempo aos mantenedores do Moodle Brasil para fazerem um tutorial de como enviar traduções e como nunca recebi nada, tive que errar muitas vezes publicando de forma errada várias vezes. Então postar aqui um tutorial para vocês que querem ajudar a manter o Moodle sempre atualizado nas traduções PT-BR.

Então bora ter um tutorial?

Primeiro atualizar 

Primeiro vá no seu Moodle em Administração do site >> Idioma >> Pacotes de idiomas e clique no botão Atualizar todos os pacotes de idioma instalados para que as atualizações já publicadas sejam atualizadas no seu Moodle.

Segundo Debugar

Após vá em Administração do site >> Desenvolvimento >> Debugging e marque a opção Mostrar origem das strings de idiomas. 

Com isso podemos facilmente saber aonde esta a string que queremos melhorar a tradução

Descobrir qual é a STRING com problemas!

Então, digamos que estamos na página Mensagens e viu a palavra "Desconectado" e percebeu que deveria ser "Offline" e então como saber? A página que estou atualmente é a https://www.meumoodle.com.br/message/index.php e para mostrar as strings adicione ?strings=1 ao final, ficando a URL assim:

https://www.meumoodle.com.br/message/index.php?strings=1

PS: Se na URL existir um ? em algum ponto adicione &strings=1. Se não existir nenhum ? na URL adicione ?strings=1 ao final.

Agora o texto passou de "Desconectado" para "Desconectado {offline/message}" então vamos achar esta string no https://lang.moodle.org/.

Para entender, antes da barra é o nome da string e após a barra é o nome do componente.

Antes de fazer login altere o idioma para "Português - Brasil (pt_BR)", para que quando logado não precisar alterar em todas as páginas que navegar. 

Após logado clique em Contribute now! e após isso em Translate e abaixo da lista de componente tem uma caixa de busca.

Quando o componente pertence ao CORE do moodle, no indentificador não vem o prefixo "core_" mais no AMOS tem.

Marque o componente core_message que é o componente que possui a String que esta desatualizada, ou errada.

Do lado do Botão Save filter settings tem o More options que mostra as opções avançadas de busca. Clique nele e String identifier coloque o identificador da string, neste caso "offline":

Clique em Save filter settings para buscar todas as strings.

Clique sobre a palavra "Desconectado" neste caso, e uma caixa de edição se abrirá para você editar e ali coloque "Offline" que é a palavra correta e a caixa mudará de cor para Azul como visto abaixo:

Clique em Go to the stage e uma página de revisão aparece para que possamos conferir antes de enviar:

PS: Os mantenedores pedem para não enviar mais de 100 string por vês.

Agora só clicar em Send strings to language pack maintainers e colocar um título e o motivo e enviar:

Assim que salvar será direcionado a página com todas as submissões pendentes:

E é só aguardar os mantenedores e valew por ajudar a tornar o Moodle um pouco mais atualizado.

Update 19/03/2017

Hoje o Daniel Neis aprovou e agora a String deste exemplo. Agora aparecerá Offline ao invés de Desconectado.

Gostou? Não esqueça de curtir!

2 comentários

Deixe uma resposta

  1. Boa noite,

    O post não é verdadeiro.

    Somos uma comunidade colaborativa, temos grupos de discussões e fóruns onde tudo é compartilhado, inclusive temos no Moodle.org o espaço para esse tipo de discussão: https://moodle.org/course/view.php?id=35

    No link https://moodle.org/mod/forum/view.php?id=2405, que é de conhecimento do dono desse site, é possível visualizar o passo a passo de como ajudar na tradução.

    Link do passo a passo: https://moodle.org/mod/page/view.php?id=7999

    Atenciosamente,

    Gilvan Marques

    Moderador da comunidade Moodle Brasil e mantenedor da tradução do Software Moodle no Brasil junto com outros colaboradores: https://lang.moodle.org/local/amos/credits.php#credits-language-pt_br

     
  2. Sobre o POST não ser verdadeiro, la o Grupo do Telegram mencionei áudio que corrobora com o texto aqui descrito.

    Sobre a lista de mantenedores, um desta lista esta a 6 anos e 51 dias sem acessar o Moodle.

    Sobre mantenedor da linguagem PT_BR, das 2.124 Strings que enviei e já foram aprovadas, 2.060 foram analisadas pelo Neis, e como as do exemplo foi aprovado por ele, mencionei ele na postagem.